Os primeiros sintomas de problemas no fígado costumam ser inchaço abdominal, dor abdominal do lado direito, seguidos de icterícia (pele e olhos amarelados), urina em tonalidade escura e fezes amareladas, cinzentas ou esbranquiçadas, acompanhadas ou não por odor forte. Em alguns casos, é possível observar dor de cabeça frequente, enjoos e tonturas.
As doenças que afetam o fígado, em sua grande maioria, são assintomáticas, ou seja, não apresentam sintomas claros no início, propiciando o diagnóstico tardio de doenças hepáticas. Por isso, é fundamental a realização de exames de rotina e a observação de sinais que o órgão emite de que algo não vai bem.
Os sintomas de problemas no fígado vão variar de acordo com o problema ou doença que acomete o paciente. Quando falamos de doenças hepáticas, podemos nos referir a câncer de fígado, hepatites, esteatose hepática, cirrose, insuficiência hepática, doença hepática alcoólica, doenças autoimunes, etc.
Quando nos referimos a comportamentos que provocam problemas no fígado, podemos mencionar o consumo excessivo de álcool, dieta rica em gorduras saturadas, uso indiscriminado de medicamentos, hepatites virais não tratadas, diabetes não controlada, obesidade, exposição a toxinas ambientais, consumo excessivo de alimentos processados, sedentarismo e tabagismo.
O fígado é um órgão de suma importância para o funcionamento adequado do organismo. Sendo assim, ao menor sinal de problemas, especialmente se houver casos anteriores na família, é fundamental procurar o médico, inicialmente o Clínico Geral, para que exames sejam realizados. Se constatado algum problema, o paciente deve ser encaminhado para o gastroenterologista para o tratamento especializado.
A seguir, você confere os principais sintomas de problemas no fígado que podem indicar problemas ou doenças relacionadas. Lembre-se de que este conteúdo não substitui a avaliação clínica por um profissional de saúde.
Sintomas de problemas no fígado
Os sintomas mais comuns de problemas no fígado são:
- Icterícia (pele e olhos amarelados);
- Dor na região superior direita da barriga;
- Enjoos ou tonturas frequentes;
- Dor de cabeça recorrente;
- Fadiga persistente ou fácil;
- Facilidade em ficar com manchas roxas;
- Urina escura;
- Mau hálito persistente;
- Perda de apetite;
- Fezes amareladas, cinzentas ou esbranquiçadas;
- Barriga inchada;
- Perda de peso inexplicada;
- Coceira em todo o corpo;
- Fraqueza geral;
- Sangramento fácil;
- Confusão mental;
- Veias dilatadas no abdômen (varizes esofágicas);
- Coágulos sanguíneos mais propensos;
- Sensibilidade ou dor no fígado ao toque;
- Aumento da sensibilidade a medicamentos;
- Aumento dos seios em homens (ginecomastia);
- Palmas vermelhas (eritema palmar);
- Sangramento nasal frequente;
Estes são sintomas comuns de problemas no fígado. Caso identifique um ou mais sinais mencionados, consulte um médico clínico geral ou um hepatologista para receber uma avaliação profissional e, se necessário, iniciar o protocolo de tratamento adequado ao seu caso.
Qual médico consultar
O hepatologista é o médico mais recomendado para diagnosticar e cuidar da saúde do fígado. Sendo assim, esse é o profissional que você deve procurar para prevenir, diagnosticar e tratar doenças que afetam o fígado.
Outros médicos que podem ser indicados inicialmente são o gastroenterologista, pois este conseguirá identificar se o problema afeta outros órgãos do sistema digestivo, além do fígado. Também é possível consultar-se com um clínico geral, pois este solicitará exames e fará o encaminhamento correto, se necessário.
Qual exame fazer para diagnosticar doenças no fígado?
Após a análise dos sintomas de problemas no fígado, seu médico poderá solicitar exames de sangue para avaliar a saúde hepática. O hepatograma, por exemplo, é um conjunto de exames laboratoriais e de imagem que avalia parâmetros como bilirrubina total, direta e indireta, albumina, LDH, GGT, TGO/ALT, TGP/AST e tempo de protrombina. Esse conjunto fornece insights cruciais sobre a saúde do fígado.
Doenças e problemas no fígado mais comuns
O fígado é responsável por diversas funções de extrema importância para o bom funcionamento do organismo humano, tais como digerir gorduras, armazenar e liberar glicose, filtrar e eliminar toxinas, armazenar vitaminas e minerais, produzir colesterol, destruir hemácias, regular a coagulação sanguínea, destruir micro-organismos, metabolizar medicamentos e transformar amônia em ureia.
Sendo assim, este é um órgão vital para nosso corpo e, quando algum problema ou doença afeta o fígado, diversas funções são comprometidas, interferindo até mesmo em outros órgãos. Abaixo, citaremos as principais doenças e problemas que podem acometer o fígado.